facebook instagram
Cuiabá, 02 de Janeiro de 2025
logo
02 de Janeiro de 2025

Penal Quarta-feira, 09 de Junho de 2021, 08:26 - A | A

09 de Junho de 2021, 08h:26 - A | A

Penal / VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Mais de 1,3 mil medidas protetivas foram solicitadas em Cuiabá

No mesmo período, a Delegacia da Mulher instaurou 1.312 inquéritos em relação a crimes diversos

Da Redação



Entre janeiro e maio deste ano, a Delegacia de Defesa da Mulher de Cuiabá solicitou à Justiça 1.327 medidas protetivas de urgência para proteção das vítimas em relação aos agressores, como afastamento do lar, proibição de contato, entre outras cautelares.

Outros 974 pedidos foram feitos no Plantão 24h de atendimento às vítimas de violência doméstica e sexual, que funciona no bairro Planalto, na Capital.

No mesmo período, a delegacia instaurou 1.312 inquéritos em relação a crimes diversos no âmbito da violência doméstica. Outras 1.400 investigações foram concluídas pela equipe da unidade especializada.

Os números foram elencados pelo delegado-geral da Polícia Civil, Mário Dermeval, durante a inauguração da nova sede da DEDM nesta terça-feira (8), demonstrando a capilaridade do atendimento prestado pela unidade policial e a importância em ter uma estrutura que possa levar acolhimento de qualidade às vítimas e espaços dignos para as atividades dos servidores que atuam nesse espaço.

“As mulheres que aqui chegam merecem total atenção, tendo em vista o crescimento de índices de violência”, destacou o gestor, acrescentando que nos primeiros quatro meses de 2021 foram registradas 1.233 ocorrências de ameaça e outras 490 de lesão corporal contra vítimas femininas.

O delegado-geral destacou o uso de ferramentas tecnológicas, a exemplo dos kits para escuta especializada que serão entregues para as delegacias especializadas e a criação da medida protetiva online, produto que está sendo finalizado e pelo qual a vítima poderá solicitar o serviço sem a necessidade de recorrer presencialmente a uma delegacia.

A Delegacia de Defesa da Mulher funciona em regime de expediente e atende diretamente vítimas de violência doméstica que procuram a unidade, além de dar sequência aos procedimentos registrados no Plantão 24h da Mulher. No período entre 1º de janeiro e 31 de maio, a delegacia realizou 1.727 oitivas de vítimas, suspeitos e testemunhas e foram instaurados 155 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO).

Já o Plantão 24h, unidade inaugurada em setembro do ano passado para atendimento de flagrantes de vítimas de violência doméstica e sexual, registrou no mesmo período 326 procedimentos de autos de prisões em flagrantes envolvendo ocorrências de naturezas diversas previstas na Lei de Crimes Sexuais e na Lei Maria da Penha. A equipe do Plantão também realizou 3.505 oitivas.

A Delegacia da Mulher de Cuiabá comemora 35 anos de instalação neste ano e foi a primeira a ser criada no Estado, pela Lei 4.965/1985. (Com informações da Assessoria da PJC-MT)