facebook instagram
Cuiabá, 22 de Julho de 2024
logo
22 de Julho de 2024

Trabalhista Domingo, 28 de Maio de 2023, 07:44 - A | A

28 de Maio de 2023, 07h:44 - A | A

Trabalhista / MERECIMENTO

Eleonora Lacerda toma posse como desembargadora do TRT

Ela vai atuar na 2ª Turma de Julgamento do Tribunal

Da Redação



A juíza Eleonora Lacerda foi empossada como desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região e vai atuar na 2ª Turma de Julgamento, após quase 30 anos de dedicação à Justiça Trabalhista.

A solenidade realizada na última sexta (25) foi aberta pelo presidente do TRT-23, desembargador Paulo Barrionuevo, que deu às boas-vindas à nova desembargadora. “Foi uma juíza excelente no 1º grau, inovadora e produtiva, e agora vem engrandecer o quadro da Corte para somar com os demais desembargadores nessa missão tão especial de julgar e fazer justiça”.

Para a mais nova integrante do Tribunal, assumir o cargo de desembargadora representa a coroação da carreira. “Tenho dedicado a vida à magistratura trabalhista.  Comecei no Tribunal há 30 anos como servidora, depois entrei para a magistratura. Então, para mim é uma etapa maravilhosa e espero contribuir muito”, disse.

Com a posse, o Tribunal passa a ter quatro mulheres e quatro homens. Para a desembargadora Eliney Veloso, isso representa a concretização da diretriz constitucional de igualdade entre homens e mulheres. “É uma alegria fazer parte deste momento tão precioso da história do Tribunal. A mulher cada vez mais ocupa o espaço que merece. É uma grande alegria para nós do 2º grau receber uma colega tão valorosa, que tem uma trajetória maravilhosa, e que aqui chegou coroando uma carreira de sucesso”.

Por videoconferência, a desembargadora Adenir Carruesco acompanhou a cerimônia e fez questão de deixar uma mensagem. “Recebemos Vossa Excelência com o coração em festa. Para nós, é motivo de orgulho saber que vai acrescentar e engrandecer nosso Tribunal. Todos conhecem seus predicativos: mulher de coragem, serenidade e humildade necessária que exige nossa profissão”.

Emocionado, o pai da desembargadora e advogado trabalhista, Whady Lacerda, destacou a competência, dedicação e integridade da filha. “Eleonora significa luz. Para nossa família, é uma honraria grande e motivo de orgulho. Minha esposa e eu não temos nem como demonstrar toda alegria de ver uma filha ocupar um cargo tão importante como este na Justiça do Trabalho”.

Trajetória

Eleonora Lacerda ingressou no quadro de pessoal da Justiça do Trabalho em 1993 como técnica judiciária. Em 1996 se formou em Direito e, no ano seguinte, aos 22 anos, se transformou em uma das mais jovens juízas do país.

A magistrada atuou inicialmente pela 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Cuiabá, local em que permaneceu até 2004, quando foi promovida a titular da Vara do Trabalho de Colíder. Nos quatro anos subsequentes, exerceu a titularidade também nas unidades de Alta Floresta, Diamantino e Tangará da Serra.

Em 2008 assumiu a titularidade da 5ª Vara de Cuiabá, local em que permaneceu até sua promoção ao cargo de desembargadora. No 2º grau, já atuou algumas vezes como juíza convocada.

Nomeação

A nomeação de Eleonora Lacerda para o cargo de desembargadora do TRT-23 foi publicada no Diário Oficial da União em 25 de maio. A escolha ocorreu após a magistrada concorrer, por meio de lista tríplice definida pelo Pleno do Tribunal em abril deste ano, à vaga anteriormente ocupada pelo desembargador Nicanor Fávero, falecido em 2022. A magistrada encabeçou a lista para promoção ao 2º grau no sistema de merecimento. (Com informações da Assessoria do TRT23)