facebook instagram
Cuiabá, 02 de Janeiro de 2025
logo
02 de Janeiro de 2025

Trabalhista Domingo, 07 de Julho de 2019, 08:27 - A | A

07 de Julho de 2019, 08h:27 - A | A

Trabalhista / EM SETEMBRO

Mutirão irá garantir pagamento de dívidas trabalhistas

Empregadores e empregados podem participar; basta pedir que seus processos sejam incluídos na pauta, até o dia 15 de julho

Da Redação



A Justiça do Trabalho realiza no mês de setembro deste ano a 9ª edição da Semana Nacional da Execução Trabalhista.

O evento busca reduzir a quantidade de processos pendentes de pagamento e que hoje representam cerca de 55% do total em tramitação nas varas trabalhistas do Estado.

Uma série de ações devem ser realizadas durante a Semana, como a “Maratona de Investigação Patrimonial”, a priorização de medidas de investigação e constrição de bens contra os devedores nos sistemas informatizados e o Leilão Regional.

Além disso, para quem tem processo em tramitação nessa fase, também será criada pautas especiais para tentativa de conciliação nas varas e no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT). A medida deve acelerar a resolução por meio de acordos construídos pelas próprias partes.

Empregadores e empregados podem participar. Para isso, basta pedir que seus processos sejam incluídos na pauta, até o dia 15 de julho. A solicitação deve ser feita diretamente na unidade trabalhista onde o processo tramita ou por meio do aplicativo “Quero conciliar”, disponível na página do TRT-MT na internet (www.trt23.jus.br).

Fazer um acordo, para o empregador, pode evitar eventuais ações restritivas, como a penhora e a venda de bens em leilão judicial. Já para o trabalhador, pode significar o recebimento mais rápido do dinheiro que lhe é devido. (Com informações da Assessoria do TRT-MT)