facebook instagram
Cuiabá, 22 de Dezembro de 2024
logo
22 de Dezembro de 2024

Administrativo Sábado, 26 de Dezembro de 2020, 09:26 - A | A

26 de Dezembro de 2020, 09h:26 - A | A

Administrativo / REDAÇÃO

CGJ cria manual para orientar magistrados em atos administrativos

O corregedor, Luiz Ferreira da Silva, avaliou que o manual é mais uma ferramenta para melhorar a prestação dos serviços judiciais

Da Redação



A Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ-MT) elaborou o Manual de Redação Oficial do Poder Judiciário de Mato Grosso, para orientar os magistrados e servidores quanto à elaboração de atos administrativos, em quaisquer uma de suas modalidades.

O corregedor, Luiz Ferreira da Silva, avaliou que o manual é mais uma ferramenta para melhorar a prestação dos serviços judiciais.

"Ele é importante, pois dá o norte para os servidores e magistrados quanto a elaboração de cada ato administrativo. Ele segue as normas da língua culta portuguesa e atende a ABNT. O manual será de uso cotidiano, para os servidores que precisarem elaborar qualquer documento, mesmo estando lá nas comarcas do interior, por exemplo", explicou Luiz Ferreira.

O documento cria uma uniformização para a redação dos procedimentos e dá plástica, fazendo o uso correto das regras ortográficas.

"O manual é obrigatório e tem uma ferramenta de uso diário. Gera uma padronização que não tínhamos e que dificultava a apreciação e até mesmo a leitura dos documentos. Todo cidadão, magistrado ou servidor poderá utilizar o manual para criar suas petições, normativas entre outros documentos de oficio no Judiciário", concluiu.

Em suma, o manual visa atender que a redação oficial observe os seguintes requisitos: impessoalidade ou objetividade, clareza, precisão, concisão, correção, coerência e coesão. (Com informações da Assessoria do TJMT)