facebook instagram
Cuiabá, 25 de Agosto de 2024
logo
25 de Agosto de 2024

Cível Terça-feira, 30 de Agosto de 2022, 14:00 - A | A

30 de Agosto de 2022, 14h:00 - A | A

Cível / INVENTÁRIO

Herdeiros se reúnem em vídeo e põem fim a processo após 13 anos

O processo de inventário da herança, iniciado em 2009, estava sem andamento pela dificuldade em localizar e reunir os 27 herdeiros da partilha dos bens, por residirem em diferentes municípios e estados brasileiros

Da Redação



Através de uma sessão virtual, a Justiça resolveu um imbróglio de transmissão sucessória que se arrastou por longos 13 anos em Primavera do Leste, após o falecimento da matriarca de uma família da região.

O processo de inventário da herança, iniciado em 2009, estava sem andamento pela dificuldade em localizar e reunir os 27 herdeiros da partilha dos bens, por residirem em diferentes municípios e estados brasileiros. A solução então foi intimar os familiares, que estavam longe, pelo WhasApp e realizar uma audiência de conciliação por videoconferência.

Dos 27 filhos e netos que tinham direito a divisão do patrimônio, apenas cinco participaram presencialmente no Fórum de Primavera do Leste. O restante da família colaborou de forma on-line e possibilitou o acordo diretamente dos municípios de Confresa, São Félix do Xingu, Chapada dos Guimarães e também dos Estados do Amazonas e de Rondônia.

A juíza da 1ª Vara de Famílias e Sucessões de Primavera do Leste, Lidiane de Almeida Anastácio Pampado, ressaltou o benefício da tecnologia em permitir a solução do processo e também destacou a oportunidade da restauração de vínculos familiares, por meio da comunicação via videoconferência.

“Às vezes a gente sabe que há uma falta de comunicação entre muitas famílias, que é o que impede a composição amigável. Quando a gente se comunicou, possibilitando que todos os herdeiros conversassem entre si, se ajustassem entre si, finalizamos o processo. Então, acredito que é um grande avanço a utilização da tecnologia para favorecer as mediações”, explicou a magistrada. (Com informações da Assessoria do TJMT)