facebook instagram
Cuiabá, 24 de Agosto de 2024
logo
24 de Agosto de 2024

Administrativo Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023, 09:15 - A | A

05 de Dezembro de 2023, 09h:15 - A | A

Administrativo / EM MATO GROSSO

DP chega a todas as comarcas após posse de novos defensores

Agora, a Defensoria Pública expande seu atendimento e irá alcançar a partir do 1º semestre de 2024, 100% das 79 comarcas do Estado, o que significa oferta de acesso à Justiça para mais de 3,6 milhões de pessoas

Da Redação



A defensora pública-geral de Mato Grossi, Luziane Castro, deu posse nesta segunda-feira (4) a nove novos defensores aprovados em concurso. Eles irão passar por formação na Escola Superior do órgão e exercerão suas funções, a partir de janeiro de 2024, em comarcas onde a DPMT ainda não estava instalada.

Foram empossados: Amanda Renosto Gennari, Isabella Baumgratz de Araujo Chimeli, Leonardo Cuoghi, Lígia Padovani Nascimento, Maxuel Pereira Dias, Priscila Zart, Rômulo Moreira Nader, Safira Vanessa Carneiro Costa e Vitor Lima Nava Martins.

Agora, a Defensoria Pública expande seu atendimento e irá alcançar a partir do 1º semestre de 2024, 100% das 79 comarcas do Estado, o que significa a oferta de acesso à Justiça para mais de 3,6 milhões de pessoas.

Segundo Luziane Castro, a chegada dos novos defensores públicos é a realização de um "sonho" que desde o início de sua gestão vinha sendo almejado.

"Iniciamos 2023 com o sonho de pintar o mapa de Mato Grosso de verde. Sonhamos em ter a Defensoria Pública instalada em todas as comarcas. Sonhamos em levar a justiça, a cidadania e a dignidade a essa população que sofre diariamente e que precisa de alguém que lhe ouça e que lhe dê voz. E como diz Raul Seixas: 'basta ser sincero e desejar profundo, que você será capaz de sacudir o mundo'. E a gente sacudiu! Porque quando se sonha sozinho, é apenas um sonho, mas quando se sonha junto é o começo de uma realidade. Sonhamos, lutamos, acreditamos e nosso sonho agora está a um passo de se concretizar. Em 2024, iniciaremos o ano com total cobertura, em todas as comarcas", anunciou a defensora-geral.

Ao todo, até o momento, a Defensoria Pública já deu posse a 20 novos defensores públicos e 12 servidores de apoio administrativo, selecionados através do VI Concurso para seleção de defensores e II Concurso para seleção de servidores de apoio administrativo do órgão.

Além disso, outros dois defensores públicos e quatro servidores ingressarão no órgão dentro do prazo legal, estabelecido em 60 dias após a nomeação.

A expectativa é que ainda este ano mais cargos para atender a atividade meio sejam nomeados, com previsão de posse em janeiro do ano que vem. (Com informações da Assessoria da DPMT)