facebook instagram
Cuiabá, 03 de Julho de 2024
logo
03 de Julho de 2024

Cível Sexta-feira, 02 de Abril de 2021, 08:39 - A | A

02 de Abril de 2021, 08h:39 - A | A

Cível / A PEDIDO DA DEFENSORIA

Juiz garante vaga em UTI a paciente com insuficiência renal

A decisão, proferida no último dia 25, foi cumprida no último dia 27, quando a paciente foi transferida de Juína via UTI aérea, para realizar tratamento de hemodiálise no Hospital Municipal de Cuiabá

Da Redação



O juiz Fábio Petengill, do Juizado Especial Cível e Criminal de Juína, determinou a transferência de uma idosa diagnosticada com edema de pulmão e insuficiência renal aguda para um leito de UTI, em qualquer centro médico de Mato Grosso pertencente ou integrado ao SUS.

A decisão, proferida no último dia 25, foi cumprida no último dia 27, quando a paciente foi transferida de Juína via UTI aérea, para realizar tratamento de hemodiálise no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

A determinação judicial atendeu o pedido da Defensoria Pública.

A idosa estava internada no Hospital Municipal de Juína, que não dispõe de equipamentos técnicos e profissionais especializados. Por isso, foi necessário a transferência dela para uma UTI com suporte para tratamento da insuficiência renal aguda com a realização de hemodiálise, devido ao elevado risco de morte.

A filha dela entrou em contato com a Defensoria Pública no dia 25 de março.

“Protocolamos a ação no mesmo dia e, por volta das 20h, a liminar foi deferida pelo juiz plantonista. No dia 27, ela foi transferida via UTI aérea para Cuiabá”, narrou o defensor público Thiago Queiroz de Brito, autor da ação.

O pedido de tutela de urgência foi deferido parcialmente pelo juiz Fábio Petengill. O magistrado determinou a transferência da paciente para UTI, no prazo de até 72 horas.

O pedido de internação em leito de UTI já havia sido feito via Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Portanto, a paciente já estava regulada, mas sem previsão de vaga na rede pública. (Com informações da Assessoria da Defensoria Pública)