facebook instagram
Cuiabá, 03 de Julho de 2024
logo
03 de Julho de 2024

Cível Terça-feira, 23 de Março de 2021, 08:47 - A | A

23 de Março de 2021, 08h:47 - A | A

Cível / RISCO DE MORTE

Justiça determina transferência de paciente com Covid para UTI

A decisão, que já foi cumprida, atendeu o pedido da Defensoria Pública de Mato Grosso

Da Redação



O Juízo da 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Várzea Grande (Vara da Saúde Pública) determinou a imediata transferência de uma paciente diagnosticada com Covid-19 de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Primavera do Leste (a 237 km de Cuiabá) para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital São Lucas.

A decisão, que já foi cumprida, atendeu o pedido da Defensoria Pública.

A família da paciente procurou o Núcleo de Primavera do Leste da Defensoria Pública na segunda-feira passada (15), diante da falta de perspectiva da transferência dela para uma UTI. A Defensoria então ingressou com um pedido de obrigação de fazer com pedido de tutela de urgência antecipada na terça-feira (16). No dia seguinte (17), o Juízo da 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Várzea Grande deferiu o pedido.

De acordo com o laudo médico, o quadro de saúde dela é gravíssimo, com risco iminente de morte. Ela foi intubada quando ainda estava na UPA e segue inconsciente na UTI.

O defensor público Nelson Gonçalves de Souza Júnior, autor da ação, celebrou a garantia do tratamento por meio da disponibilização da UTI Covid adulto.

“Que venha a trazer uma satisfação especial, tendo em vista o colapso de natureza catastrófica que estamos vivenciando em razão dos altos índices de contaminação e necessidade do acesso à rede pública de saúde, pois sabemos que, infelizmente, há um ambiente de escolhas trágicas e, não obstante esse ambiente, temos a celebração da disponibilidade do tratamento”, declarou. (Com informações da Assessoria da Defensoria Pública)