facebook instagram
Cuiabá, 03 de Julho de 2024
logo
03 de Julho de 2024

Cível Quinta-feira, 18 de Março de 2021, 14:40 - A | A

18 de Março de 2021, 14h:40 - A | A

Cível / INQUÉRITO CIVIL

MPE investiga empresa citada em delações por pagar propina na gestão de Silval

A empresa teria sido uma das empreiteiras contratadas com recursos do Programa MT Integrado que pagou “retornos” aos agentes que participaram do esquema de desvios chefiado por Silval Barbosa

Lucielly Melo



O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou um inquérito civil para investigar possíveis atos de corrupção praticados pela H. L. Construtora Ltda, na gestão do ex-governador Silval Barbosa.

O inquérito foi aberto nesta quarta-feira (17) e é conduzido pelo promotor de Justiça Mauro Zaque.

A construtora foi citada nas delações premiadas de Silval, do ex-chefe de gabinete Sílvio Cézar de Araújo e do ex-secretário adjunto da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Valdísio Juliano Viriato.

A empresa teria sido uma das empreiteiras contratadas com recursos do Programa MT Integrado que pagou “retornos” aos agentes que participaram do esquema de desvios chefiado por Silval.

Além das delações, o promotor de Justiça também usará na investigação informações de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) aberto contra Viriato.

Se os fatos delatados forem confirmados, o MPE poderá ajuizar uma ação civil pública por ato de improbidade contra os envolvidos.

“Instaurar Inquérito Civil, para apurar atos de corrupção praticados por agentes públicos e empreiteiras contratadas com recursos do Programa MT Integrado, após notícias de atos ilícitos envolvendo o referido programa vieram à tona quando da divulgação das colaborações premiadas do ex-governador Silval da Cunha Barbosa e do ex-chefe de gabinete, Sílvio Cézar Correa de Araújo, bem como de Valdisio Juliano Viriatto, notadamente com relação à empresa H. L. Construtora Ltda”, diz trecho da portaria de instauração do inquérito.

Zaque decretou sigilo dos autos para evitar eventuais prejuízos à investigação.

VEJA ABAIXO A PORTARIA:

Anexos