facebook instagram
Cuiabá, 03 de Julho de 2024
logo
03 de Julho de 2024

Cível Segunda-feira, 22 de Março de 2021, 16:05 - A | A

22 de Março de 2021, 16h:05 - A | A

Cível / INQUÉRITOS SIGILOSOS

MPE investiga mais duas empresas por esquema na Assembleia

As investigações são frutos da delação premiada do ex-presidente da ALMT, José Geraldo Riva, que deu detalhes sobre a “Máfia das Gráficas”

Lucielly Melo



O Ministério Público Estadual (MPE) determinou a abertura de dois inquéritos contra mais duas empresas que teriam se envolvido no suposto esquema de desvios na Assembleia Legislativa.

As investigações tramitam em sigilo e estão sob a condução do promotor de Justiça sigilo Roberto Aparecido Turin.

Entre as investigadas está a Merlin Rocha da Silva ME - Papelaria Papel Art.

Os inquéritos são frutos da delação premiada do ex-presidente da ALMT, José Geraldo Riva, que deu detalhes sobre a “Máfia das Gráficas”.

“Por determinação do Dr. Roberto Turin, junto aos autos documentos advindos da colaboração premiada de José Geraldo Riva, os quais possuem relação com a presente notícia de fato”, diz trecho de um dos procedimentos investigatórios.

Segundo Riva, milhões teriam sido desviados da Casa de Leis a partir de licitações celebradas entre 2003 e 2015, para aquisição de materiais gráficos. Após o pagamento, as empresas retornavam cerca de 75% da verba aos integrantes do esquema, dinheiro este que era usado para pagar mensalinho a deputados estaduais, para custear despesas eleitorais ou para comprar voto da Mesa Diretora.

Na maioria das vezes, os materiais gráficos não eram entregues.

Recentemente, o MPE, a partir das informações colhidas na delação de Riva, abriu diversos inquéritos e propôs inúmeras ações civis públicas contra agentes políticos, ex-deputados e gráficas.