facebook instagram
Cuiabá, 24 de Agosto de 2024
logo
24 de Agosto de 2024

Penal Quarta-feira, 23 de Agosto de 2023, 10:44 - A | A

23 de Agosto de 2023, 10h:44 - A | A

Penal / TERIA ENGANADO CLIENTES

Advogado "ostentação” é condenado a 5 anos de prisão por tráfico de influência

O advogado teria oferecido seus serviços a presos, mentindo sobre a gravidade da situação deles, a fim de obter vantagem para si

Lucielly Melo



Marcos Vinícius Borges, conhecido como advogado "ostentação”, foi condenado na Justiça a mais de cinco anos de detenção pelos crimes de estelionato e tráfico de influência.

A sentença, proferida pelo juiz Walter Tomaz da Costa, da 4ª Vara Criminal de Sinop, fixou o regime semiaberto para o cumprimento da pena.

O magistrado ainda impôs ao advogado o dever de pagar 200 dias de multa.

O processo, que tramita em sigilo, envolveu três fatos que teriam ocorrido em 2017. Em todos eles, o advogado teria oferecido seus serviços advocatícios a presos. Conforme o Ministério Público, para convencer os pretensos clientes, Marcos Vinícius mentiu sobre a gravidade da situação deles, mesmo quando se tratavam de infração de menor potencial ofensivo. Além disso, teria exigido propina para supostamente pagar policiais, sob a justificativa de acelerar a soltura dos presos.

Ao examinar os autos, o juiz concluiu que não restaram dúvidas sobre a conduta do advogado, que, para se beneficiar, causou prejuízo às vítimas, que foram induzidas em erro.

Em um trecho da sentença, o juiz afirmou que o advogado, ardilosamente, ignorou a dispensa de um dos presos e, mesmo sabendo que a vítima não queria seus serviços, utilizou da fragilidade e abalo psicológico da esposa do detido para firmar contrato verbal.

"Conquanto lamentáveis as situações e lastimáveis as consequências, não se pode ignorar o conteúdo probatório dos autos, seja aquele trazido pelo Ministério Público em anexo à inicial acusatória, seja aquele produzido em juízo sob o crivo do contraditório e ampla defesa, sendo, medida de rigor, a parcial procedência da presente ação penal pública em desfavor do advogado Marcos Vinicius Borges, ora acusado”, decidiu o juiz.

Cabe recurso contra a sentença.

OAB suspensa

Recentemente, o advogado teve seu registro na Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso suspenso por ostentar objetos de luxos nas redes sociais, cuja conduta é vedada.